segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Reiki e Ciência



Com o passar do tempo e a efetiva melhoria nos quadros tratados com a terapia reikiana, a ciência passou a se interessar pelo assunto, motivando alguns pesquisadores a desenvolverem experimentos na área com o intuito de comprovar a eficácia do Reiki cientificamente. Algumas dessas experiências já comprovam a utilidade do Reiki como técnica de cura.
Wendy Wetzel, uma enfermeira descreve uma experiência de Reiki que ela conduziu: "Cura por Reiki - Uma Perspectiva Fisiológica". Em seu estudo, quarenta e oito pessoas compuseram o grupo experimental, enquanto dez, o de controle. Os grupos tiveram amostras de sangue retiradas no princípio e término da experiência. O grupo experimental recebeu treinamento em Reiki I. O grupo de controle não foi envolvido no treinamento de Reiki.  Das amostras de sangue foram analisados a hemoglobina e o hematócrito. Hemoglobina é a célula vermelha do sangue que leva oxigênio. Hematócrito é a relação das células vermelhas do sangue com o volume total de sangue. As pessoas do grupo experimental tiveram mudança significativa nesses valores com 28% sofrendo um aumento e o resto uma diminuição. As pessoas do grupo de controle não tiveram mudança significativa. As alterações, aumento ou diminuição, são consistentes com o propósito de Reiki que é trazer equilíbrio em uma base individual. Uma paciente teve 20% de aumento nesses valores. Ela continuou tratando-se diariamente com Reiki e depois de três meses o aumento foi mantido. A paciente vinha de um quadro de anemia por deficiência de ferro.
Outra experiência demonstrou aumento nos valores de hemoglobina, conduzida pela médica Otelia Bengssten, em um grupo de setenta e nove pacientes com diagnósticos de pancreatite, tumor cerebral, enfisema, desordens endócrinas múltiplas, artrite reumática e parada cardíaca. O tratamento de Reiki foi feito em quarenta e seis pacientes, sendo trinta e três os de controle. Os pacientes mostraram aumentos significativos nos valores de hemoglobina. A maioria dos pacientes informou melhoras ou desaparecimento completo dos sintomas. Esta experiência e a anterior demonstraram que as aplicações de Reiki produzem melhoras biológicas.
Recentemente a Revista Galileu também publicou uma matéria abordando o assunto. A matéria se referia à uma pesquisa realizada aqui no Brasil pelo psicobiólogo Ricardo Monezi, onde este testou o tratamento de Reiki em camundongos com câncer.
Para a sua pesquisa na USP, Monezi escolheu o Reiki entre todas as práticas de imposição de mãos por tratar-se da única sem conotação religiosa. No experimento, a equipe de pesquisadores dividiu 60 camundongos com tumores em três grupos. O grupo controle não recebeu nenhum tipo de tratamento; o grupo “controle-luva” recebeu imposição com um par de luvas preso a cabos de madeira; e o grupo “impostação” teve o tratamento tradicional sempre pelas mãos da mesma pessoa.
Depois de sacrificados, os animais foram avaliados quanto a sua resposta imunológica, ou seja, a capacidade do organismo de destruir tumores. Os resultados mostraram que, nos animais do grupo “impostação”, os glóbulos brancos e células imunológicas tinham dobrado sua capacidade de reconhecer e destruir as células cancerígenas.


A equipe de Monezi começou agora a analisar os efeitos do Reiki em seres humanos. O estudo ainda não está completo, mas o psicobiólogo adianta que o primeiro grupo de 16 pessoas, apresenta resultados positivos. “Os resultados sugerem uma melhoria, por exemplo, na qualidade de vida e diminuição de sintomas de ansiedade e depressão”. O trabalho faz parte de sua tese de doutorado pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp). 
A revista Época também tratou do assunto, mencionando a pesquisa desenvolvida por Monezi. Do ponto de vista físico, explica o pesquisador, o ser humano é constituído por energia – o que pode ser observado, por exemplo, no eletrocardiograma, que mede a função elétrica do coração. Desde a década de 80, diversas correntes de pesquisa têm buscado embasamento científico para a teoria que fundamenta o Reiki e outras técnicas de imposição de mãos. Todas têm constatado, como efeitos, sensação de bem-estar, diminuição de sintomas relacionados ao estresse e sensação de relaxamento.
Há trabalhos que indicam a técnica no tratamento de ansiedade, depressão e fobias como a síndrome do pânico. Monezi fala em indicação terapêutica complementar. Isto é, uma terapia de apoio ao tratamento convencional.
É importante lembrar que apesar da eficácia do Reiki para o tratamento de doenças físicas e mentais, a terapia não dispensa o tratamento médico, atuando em conjunto e acelerando o processo de recuperação, além de proporcionar, é claro, uma bem-estar e relaxamento que diminui o stress, os quadros depressivos, amenizando a dor, entre muitos outros benefícios físicos, mentais, emocionais e espirituais.
Independentemente de comprovação científica a terapia é eficaz e já vem sendo utilizada em hospitais. O Hospital Sírio-Libânes, em São Paulo, já utiliza a terapia reikiana desde 2010.
Veja a seguir vídeos do youtube que tratam sobre as pesquisas em relação à eficácia do Reiki:


Pesquisa Unifesp



Efeitos do Reiki na redução do nível  de stress



FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário