sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Os Sete Chakras Principais



Você sabe o que são chakras?
A palavra chakra significa “alguma coisa que gira”.
Os chakras são pontos energéticos existentes em nosso corpo, são raios de energia em forma de cones que giram, e a maioria deles localiza-se ao longo do eixo vertical do nosso corpo. Embora não sejam materiais, eles podem ser sentidos – pulsando e bombeando, ou como se fossem nós doloridos. Eles governam o funcionamento físico do seu corpo, que é, em si, uma configuração de pequenos pedaços giratórios de matéria altamente energizada.
O Reiki possui ligação direta com os nossos chakras, uma vez que a energia reikiana tem como principal função a harmonização e equilíbrio dos chakras, proporcionando um bem-estar completo em todos os níveis – físico, mental, emocional e espiritual.
Existem sete chakras principais localizados pelo menos parcialmente dentro de nosso corpo físico. Além disso, há outros chakras importantes como os das palmas das mãos e nas solas dos pés.

Vamos conhecer agora um pouco sobre os cada um dos 7 chakras básicos:

1º chakra: Básico ou de raiz

O chakra básico fica localizado entre  o cóccix e o ânus, direcionado para baixo, para a terra, da qual recebe energia. A cor predominante desse chakra é o vermelho.
Podemos dizer que esse chakra liga a pessoa à terra, à vontade de viver, autopreservação, confiança, de se sentir protegido, saber ligar com os bens materiais, amar e respeitar o próprio corpo, a própria vida e a Terra.
Está ligado à sua habilidade em sobreviver, em ter e reter e seu poder de atrair abundância para a sua vida. Quando ele funciona corretamente você se sente bem, tem grande vitalidade física, sente-se bem centrado em seu corpo e é carinhoso com as pessoas à sua volta.
Fisicamente está ligado às glândulas suprarenais, ossos, coluna vertebral, dentes, unhas, pernas, ânus, intestino, próstata e células.

  2º chakra: Umbilical ou sacro

Localiza-se cerca de 5 cm abaixo do umbigo e é o foco de suas primeiras e mais fundamentais emoções. A cor predominante desse chakra é o laranja. É responsável pela procriação e sexualidade.
Seu senso básico de aceitação ou rejeição, valor ou desvalor; seu senso de pertencer à um grupo ou família ou de estar sozinho no mundo; sua facilidade ou dificuldade em relacionar-se com Deus – são alguns aspectos que indicam se esse chakra está funcionando bem.
Um segundo chakra saudável é sinal de integridade e segurança emocional. Você é otimista, amigável, corajoso e sensível à necessidades dos outros.  Você sente que tem seu lugar próprio e não tem medo que, envolvendo-se com outra pessoa, ela venha a apossar-se de você.
Os rins que absorvem e desintoxicam o medo, e o baço, que contém e processa a preocupação, são ambos indicadores da condição do segundo chakra. A pele também. Ela deve ser elástica – e não inchada, seca e escameada. As doenças pancreáticas, também refletem um segundo chakra mau nutrido.

3º chakra: Plexo solar

Localiza-se de 5 a 8 cm acima do umbigo. A cor predominante desse chakra é o amarelo e esse é o chakra que absorve ebergia do Sol e do Cosmo.
É o centro formativo de seu poder pessoal como membro de um grupo social e também o centro de sua capacidade de relacionar-se com os outros nesse grupo. Sendo assim, está relacionado com os relacionamentos com as outras pessoas e com as emoções. Fisicamente está ligado ao pâncreas, estômago, fígado, vesícula, baço, intestino delgado e sistema nervoso.
Quando seu terceiro chakra é bem desenvolvido e não se encontra obstruído, você tem muita resistência física, muito autocontrole e muito autorespeito. Em geral, você é capaz de canalizar a energia para qualquer coisa que quiser faze, e quando quiser.
Um terceiro chakra que funciona mal ou negativamente produz indecisão e uma sensação de inadequação, inclusive a ansiedade de que as pessoas se utilizam para tirar vantagem de você. Em compensação, você pode se tornar supercompetitivo, ou pode ser um ciumento possessivo.
Algumas pessoas tem excesso de energia do terceiro chakra do qual abusam tentando controlar os outros.
O fígado, que guarda a raiva, a vesícula biliar, que se relaciona com a habilidade de se tomar decisões, e o estômago, que está ligado à digestão da experiência, são os órgãos cujo funcionamento adequado depende de um terceiro chakra bem regulado.
Com um terceiro chakra aberto e ativo você desfruta auto-respeito. Você valoriza suas opiniões sem ter de empurrá-las goela abaixo de outra pessoa.

4º chakra: Cardíaco

Situado no meio do peito, é a passagem entre os chakras inferiores e superiores. As funções corporais ligadas ao quarto chakra são o bombeamento do coração e o ato de respirar.
A cor predominante é o verde, e possui relação com dar e receber amor e ajuda. Está ligado à glândula timo e sistema imunológico. Rege os pulmões, coração, braços e mãos.
O quarto chakra relaciona-se com a qualidade e a extensão de suas alegrias e tristezas e a compaixão que você sente por seus iguais. Quando o seu chakra do coração está aberto e te o tamanho adequado, você consegue rir e chorar, às vezes simultanemente.
Esse chakra também molda a sua capacidade de expressar e aceitar o amor pessoal, demonstrar energia amorosa pelos outros e atrair o mesmo deles. Com um quarto chakra aberto você aprecia a vida. Você consegue vivenciar a unicidade com a inteireza da vida e aborda os outros.
O bloqueio e/ou a constrição desse chakra causa tensão em todo o corpo. A respiração se torna superficial; as emoções, também. São sinais de problemas no quarto chakra: atitudes críticas, insegurança e capacidade apenas para o amor condicional.Nós puxamos energia amorosa através da parte média superior das costas, entre a quarta e a sexta vértebras toráxicas. Tendo recebido essa energia, nós a misturamos com nossa energia pessoal e irradiamos, através do quarto chakra maior abrindo-se em frente, para o mundo à nossa volta – plantas, animais e seres humanos.
Negar a si mesmo os prazeres e alegrias da vida e ser mesquinho com os outros são dois tipos de comportamento que causam profundos danos ao quarto chakra.
Doenças no coração representam um desequilíbrio de alguma espécie entre o quarto e o primeiro chakras, através dos quais recebemos a generosidade do mundo. Quando habitualmente acumulamos e não compartilhamos essa generosidade – seja ela emocional, espiritual ou material – criamos uma estrutura que nos inclina aos ataques do coração. No entanto, nem todas as doenças cardíacas surgem por falta de generosidade. As crianças podem desenvolver problemas cardíacos por se sentirem mal-amadas por suas famílias, e isso pode se estender por toda a sua vida. Mentiras e meias verdades também prejudicam o quarto chakra, e sobretudo os pulmões.

5º chakra: Laríngeo

Localiza-se na cavidade da garganta e está ligado à comunicação, sendo o seu meio de comunicar-se e de prestar assistência ao mundo exterior. A cor predominante é o azul e o funcionamento da maioria dos órgãos superiores como o cérebro, olhos, ouvidos, boca e nariz, é regulado por esse chakra.
Quando esse chakra funciona bem, todos os seus sentidos são aguçados. Você pensa com clareza e fala com precisão e eficácia. Você diz exatamente o que quer dizer, e o que é dito é bem recebido. A maneira de você se expressar e o tom co que o faz são tais que as pessoas raramente se sentem desconcertadas por suas palavras.
Por outro lado, se você ignora aquilo que seus sentidos estão compreendendo, se se sente mortificado pelo que acabou de dizer, se tem dificuldades em afirmar-se verbalmente e em articular o que quer dizer, se há grande discrepância entre o que você diz e o que faz, é o seu quinto chakra que precisa de atenção.
Na maioria dos casos, o quinto chakra se fecha porque você não fala. Você não confia no mundo para dizer o que precisa, e não confia em si mesmo para ir em frente e dizê-lo. Se isto estiver acontecendo com você, fortaleça se quinto chakra, isso pode ser feito através de uma terapia que Reiki que irá reequilibrá-lo e reenergizá-lo através da energia vital universal, proporcionando um melhor funcionamento, em harmonia com os demais chakras.

6º chakra: Terceiro olho

Localiza-se na parte frontal do crânio, atrás da fronte e entre os olhos físicos. A cor é o azul índigo e é o lugar aonde habita a alma ou o ser interior. Diferentemente dos cinco chakras inferiores, esse chakra não se liga diretamente com os órgãos do corpo.
Ele se relaciona, com a atividade da glândula pineal e com a saúde da mente, que não deve ser confundida com a saúde do cérebro. Está ligado ao Eu Superior, nossa concentração, memória e visualizações.
O sexto chakra é seu caminho para a energia criativa e para o tipo de compreensão que transcende o conhecimento intelectual. Suas duas principais funções são a intuição e a inspiração. É, portanto, o canal principal para todas as atividades criativas
O bloqueio do sexto chakra pode levar a uma atitude ultra-racional, ou, em combinação comum primeiro chakra limitado, a uma auto-imagem diminuída e negativa.

7º chakra: Coronário

Localiza-se na parte superior da cabeça, no ponto mais largo da moleira que você tinha quando bebê. A cor predominante é o violeta e está associado com a glândula pituitária, o sétimo chakra é  seu instrumento de comunicação direta com a luz divina.
Rege a glândula pineal, que trabalha em conjunto com a hipófise e o cérebro.
A consciência desenvolvida de um chakra coronário aberto, juntamente com o bom funcionamento e equilíbrio nos outros centros principais, pode ser chamada de auto-realização. A auto-realização não vem a menos que todos os chakra estejam igualmente ativos.
Quando seu sétimo chakra está fechado, você cria ou perpetua uma situação de crescimento limitado.  Um sétimo chakra fechado leva tanto ao medo da morte quanto ao medo de desfrutar a vida. 


*Durante uma sessão de Reiki é realizado um processo de abertura, limpeza e equilíbrio dos chakras por meio da energia reikiana (energia vital universal), promovendo  o reequilíbrio e bem-estar, além de conservar a saúde de nosso corpo, mente e espírito.

Para agendar uma sessão de Reiki entre em contato pelo e-mail reikiecoracao@hotmail.com ou visite no página no facebook http://www.facebook.com/ReikiCoracao.


FONTE: Garfield, Laeh Maggie. Anjos e companheiros espirituais/ Laeh Maggie Garfield, Jack Grant; 1ª Ed. São Paulo: Saraiva, 1996. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário